Meus Assuntos
Ir para o topo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compatilhar em outra redeSocial
UX Design - Perfis de Atuação
App para Pets
Equipe
Kathleen Ribeiro, Mariana Leal
Orientador(es)
Heli Meurer, Andréa Capra, Luciana Hahn Menezes
29 de Junho de 2018
App para Pets

Observação

Definição do Tema

App para Pets

  Definição de tema-01.jpg

A imagem acima mostra os tipos de temas que julgamos que seriam interessante para futuros usuários, logo após as ideias começamos verificar qual tema seria mais interessante para se realizar.

Hoje em dia é difícil de se encontrar boas pessoas ou clinicas confiáveis para deixar seus filhos (pets) ou até mesmo ter recomendação de cuidados com os animais. Com essa realidade, o possível o projeto é desenvolver um aplicativo onde os donos podem encontrar os melhores locais para hospedar seus pets, clinicas com boas recomendações de outros donos, comparar preços, encontrar outros donos, trocar dicas de cuidados e saber de novidades no mundo pet.

 

 

 

Cenário

De acordo com André Neves do livro Design Thinking Canvas, para ter um entendimento de onde aplicar o nosso projeto, precisamos ter a compreensão dos ambientes e possuir informações sobre os espaços onde vai ser aplicado o trabalho.
Após a definição do tema Pet, foi preciso pensar no cenário no qual o aplicativo irá atuar. Com isso foi preciso responder quatro questões para a construção do cenário do público-alvo.

Cenário-01.jpg

Personas e Mapa de Empatia

Depois de traçado o cenário, foi possível entender melhor o seu público-alvo e entender suas maiores necessidades para o uso no aplicativo. 

  exemplo.png

 

Mapa de Empatia:

O mapa é um instrumento da Metodologia para Negócios, ele serve para que se conheça o seu cliente e saber o que ele sente. Para entender melhor as personas que vão usar o aplicativo, foi feito um estudo mais aprofundado em cada personagem para que o aplicativo sirva e seja útil para o todo público, contendo a necessidade de cada um e o que cada pessoa sente.

Nome: Aline Machado | Idade: 35 anos | Pet: Cachorro | Nome: Bella | Idade: 8 anos

Mapa de Empatia_Aline.jpg

 Nome: Betany Alves | Idade: 24 anos | Pet: Gato | Nome: Cacau | Idade: 7 meses

Mapa de Empatia_Betany.jpg

 Nome: Leonardo Guinter | Idade: 32 anos | Pet: Cachorros | Nome: Taz e Spike | Idade: 2 anos e 4 anos

 

Mapa de Empatia_Leonardo.jpg

Proposta de Valor para o Usuário

Para montar a proposta de valor, escolhemos uma das três personas que conseguisse representar os sentimentos e necessidades dos três. Essa proposta fez com pudêssemos analisar qual meio seguir para satisfazer as necessidades dos nossos futuros clientes. 

Proposta de valor-01.png

Modelo de Negócios

O Modelo de Negócios foi montado a fim de se fazer o planejamento e a estruturação do aplicativo para enfim fazer a realização da estrutura de negócios.

Modelo de Negócios-01.png

App para Pets

Análises

Termos Pertinentes ao Projeto

Foram escolhidos termos que fazem parte do tema do projeto. A partir disso foi citado seus respectivos significados.

Termos Pertinentes-01.png

Similares e Referências

Para realizar esta etapa do projeto, foi feita uma análise de quatro aplicativos (semelhantes/referências), que mais se adequam para a construção do aplicativo.

Similares e Referencias-01.jpg

 

Análise Funcional e de Uso

Nesta etapa foi preciso analisar todos os aplicativos para compreender as principais características deles, possibilitando ver as etapas para determinada tarefa. Foi determinado que análise de Wireflow iria abranger as principais funções dos aplicativos .

Wireflow - Meu Pet Shop-01.png

Petlove-01.png

Doghero-01.png

Pet Booking-01.png

 

Análise da Identidade

Para esta etapa foi verificado todos os aplicativos, para fim de identificar suas identidades visuais, para servir de guia ao gerar a nossa própria marca.
Ao analisarmos os aplicativos, foi possível ver como eles se comunicam.

Analise da Identidade Visual-01.png

 

 

Verificação e Resultados (Infográfico)

Depois de analisar todos os aplicativos e ver suas principais funcionalidade, foi possível definir melhor quais funções que o aplicativo deveria ter.

 Verificação de Resultados-01.png

App para Pets

Reconstrução

Organizando as Ideias

Após a verificação dos demais aplicativos do mesmo segmento, foi traçado as funcionalidades e a separação das funções para o nosso aplicativo. O organograma desenvolvido abaixo mostra como o aplicativo e suas funções devem funcionar.

56565.png

Storytelling

Para Storytelling,  voltamos a estudar as personas para demonstrar a interação dos possíveis usuários com o aplicativo em desenvolvimento. Para esta etapa, utilizou-se duas personas criadas anteriormente. Observe abaixo a narrativa com as personas utilizando nossas principais ferramentas e funcionalidades a fim de resolver suas necessidades.

 

Betany, 24 anos:

Betany encontra-se em casa numa tarde de domingo e há algum tempo vem notando um comportamento diferente em Cacau, ela está subindo nas pias da casa para tomar água da torneira, como ela não tem muita experiência ela resolve procurar na Internet. Betany encontra um App com fóruns de discussão e resolve baixar. Ela se cadastra facilmente e procura pela parte de fóruns, clica e começa a ler os títulos. Encontra um fórum com o título “Dúvidas para novos tutores de felinos”, ela começa a ler várias coisas que ela ainda não sabia e achou interessante, só não encontrou o que realmente procurava. Betany vê que pode escrever suas dúvidas e interagir no grupo e resolve relatar o que está acontecendo com Cacau.

app betany.png

exemplo se usabilidade do Aplicativo

Satisfeita com a resposta obtida Betany resolve dar uma olhada do App, encontra fóruns que ela consegue responder e ajudar as pessoas, acha mais algumas dúvidas que ela tinha e encontra no fórum de adoção uma feira que vai acontecer no centro da cidade e resolve ir.

 

Leonardo, 32 anos:

Após voltar do trabalho, Leonardo começa a dar uma olhada em suas redes sociais e vê um anúncio de um aplicativo que pode anunciar sua casa como hospedagem para tutores que precisam viajar e não tem como levar o seu bichinho. Então Leonardo resolve baixar o App no seu seu celular, se cadastra e procura a opção de se tornar cuidador. 

app leonardo 03.png

Exemplo de usabilidade cadastro

Após se cadastrar, Leonardo, começa a olhar o aplicativo e vê que pode avaliar as pets shops que já tinha ido e comentar suas experiências nos locais. 

app leonardo 02.png

 

Logo após, Leonardo recebe uma notificação de mensagem no próprio App e vai ver o que é. A mensagem era de uma mulher que tem um cachorro e precisa ir viajar com urgência, o cachorro é de porte grande e nunca havia ficado sozinho em casa, por isso do contato. Imediatamente Leonardo aceita a proposta e marca uma visita em um parque com a mulher e seu cachorro.

Uma semana depois do encontro, Leonardo vai buscar Mike para a estadia, durante toda a estadia Leonardo e Isabella trocam mensagens, fotos e  vídeos de Mike. Depois dos 7 dias da estadia, Isabella busca Mike na casa de Leonardo e alguns minutos depois que Isabella tinha ido embora, Leonardo recebe notificações no seu perfil de cuidados com comentários e recomendações. 

app leonardo 04.png

Exemplo da usabilidade do bate papo

Wireflow com a Descrição da Interação

[EM CONTRUÇÃO]

Para mostras as funcionalidades do App e como montrar os layouts das telas foi contruído um Wireflow com a sequencia de Wireframes, mostrando um prótotipo de como será o App. 

Começamos com um rascunho das principais telas e ferramentas, e como elas precisariam ser distribuídas pelo App:

app01.pngEsquema das principais telas e funções do App

 

Após o esquema, foi organizado as telas distribuindo as ferramentas em um estudo de layout. Segue os Wireframes do aplicativo com as nomenclaturas.

001.jpg

Em seguia, segue os wireflows:

asdsdsdsdsdsd.gif

App para Pets

Identidade e Diferenciação (APS)

Desenvolvimento da Assinatura Visual

Naming

 Com o tema pet, foi pensado em algumas possibilidades de nomes que poderiam remeter ao todo conteúdo que o aplicativo vai abordar. Depois de pensado, o nome escolhido foi HELPET, pois além de ajudar os donos de animais, ele também serve para ajudar os próprios pets.

 

Identidade Visual

Para a criação do logotipo, foi pensado no que o aplicativo vai passar e no que o nome representaria. Com isso o objetivo foi trazer unidade para o símbolo, usando o Gestalt para mostrar que os pet são um só, como o aplicativo também é.

Logotipo 2-01.png

Logotipo-01.png

Verificamos o nome escolhido no site do INPI e o nome se encontra disponível para registro da marca.inpi.png

 

Escolha Tipográfica

Para a tipografia foi escolhida uma fonte sem serifa e arredondada, como a Fredoka One para ser a fonte principal, onde ela é aplicada no logotipo. Já para a tipografia auxiliar foi escolhida a fonte Museo Sans e toda a sua família, por ser uma fonte com um ar mais moderno e clean.

Tipografia-01.png

Escolha do Padrão Cromático

Um dos objetivos é transmitir modernidade e tranquilidade ao usuário através das cores. A paleta escolhida são em tons mais clean, usando azul, verde e laranja para trazer calma e tranquilidade para o usuário que está navegando no aplicativo, já a cor roxa é para dar um toque mais moderno.Padrão cromático-01.png

 

Definição Imagética

Foram desenvolvidos e escolhidos os ícones que vão compor o aplicativo que serão distribuídos nos layouts, tendo como função principal facilitar a identificação da ferramenta pelo usuário.

 

002.png

Desenho das telas da interface

Para deixar o aplicativo mais limpo e moderno, optamos por utilizar o fundo branco, para que a visibilidade se tornasse agradavel aos olhos do usuário quando contrastado com as demais cores da identidade visual. Para as telas do aplicativo foi utilizado as cores laranja e roxo para dar mais harmonia. As telas e a identidade do aplicativo ficaram com um resultado satisfatório.

Esta etapa foi feita a produção das telas e a interface do App. Para isso foi feito um grid com margens de 21px, topo 60px e separações internas de 40px e 22px. Como pode observar a seguir:

001.jpg

Telas de Interface-01.png

Protótipo Interativo

Nesta etapa criamos o protótipo do aplicativo, que pode ser visto no link abaixo.

https://invis.io/5YLWTVFR963#/305490970_004-04

 

 

Diferenciação

Foi feita uma pesquisa com os integrantes do grupo e colegas, sendo a opção mais marcada "Divertida" e "Moderna".
Dessa forma percebeu-se que o objetivo foi atingido, pois a ideia era deixar o aplicativo com uma aspecto mais alegre.

Diferenciação-01.png

Considerações Finais

A ideia de criar um aplicativo que estivesse tudo ao alcance do público de pet, não foi fácil. Como o próprio nome da marca diz "Helpet" foi pensado para ajudar todos os donos ou simpatizantes dos animais em todas as procuras e avaliação dos melhores locais para levar seus animais. A concepção desse aplicativo ou até mesmo de outros aplicativos futuros do mesmo tema, serve para ajudar nós designers a ter mais empatia com seres que não podem se comunicar, mas que precisam tanto de atenção quanto um ser humano. Serve também para perceber que este nicho cresce a cada dia mais e cada vez mais não temos suporte o suficiente para atender. Com isso concluimos que a criação deste aplicativo serviu para nos ensinar que não podemos apenas ter ideias sem realmente pensar no usuário final e no que ele mais precisa, pois assim este seria apenas mais um aplicativo. Todo e qualquer aplicativo tem que ser pensado no usuário do inicio ao fim.

App para Pets

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais

  • https://www.dicio.com.br/ https://www.dicionarioinformal.com.br/